IntraPET 2020 - 5º encontro

Aconteceu hoje o 5º encontro do IntraPET, organizado pelo PET Ciências Biológicas 🌿. A apresentação teve como objetivo tratar sobre a pandemia do novo Coronavírus e importância da fitoterapia, das ervas medicinais e a preservação do meio ambiente.

Os petianos iniciaram o encontro com um momento de interação por meio do app (no celular ou site) Kahoot. Foi feito um quizz interativo onde apresentaram para nós questões relacionadas a origem de algumas plantas e seu uso medicinal.



    Após essa interação os petianos fizeram uma apresentação sobre Fitoterapia, as Farmácias Vivas (SUS) e sua importância para o cuidado em saúde, considerando também que muitos remédios comumente comercializados nas farmácias tem como base o uso de plantas.


     É importante ressaltar que, por mais que muitas dessas ervas serem conhecidas e muito utilizadas, algumas tem contraindicação, por isso a necessidade de serem receitadas por um médico.
    Os petianos também trouxeram uma crítica à academia devido ao fato de muitas ervas nativas não serem estudadas pelos pesquisadores brasileiros, em detrimento de ervas exóticas que já são amplamente estudadas no exterior e em seus locais de origem. A crítica também se deu em relação a países que criam patentes das nossas ervas naturais, enquanto os brasileiros tem pouco conhecimento devido a pouca difusão do assunto.

    
    Como forma de enriquecer o debate e aproximar a academia do saber tradicional, esteve presente o pesquisador indígena Naraiamat da etnia Sauí, que direto de Rondônia, apresentou para nós sobre o seu trabalho com pesquisa sobre as ervas medicinais em sua aldeia.
    Naraiamat nos trouxe sobre a importância da preservação da natureza e da floresta amazônica e do saber indígena a respeito das plantas medicinais, ressaltando o quanto é importante esses estudos primeiramente para o seu povo, mas também para todos os brasileiros não indígenas.
    Houve um debate acerca do desmatamento e queimadas que tem ocorrido nas ultimas semanas, atingindo os biomas Pantanal, Cerrado e Amazônia e o impacto disso tudo em nosso cotidiano, assim como a sua relação com a atual pandemia e outras epidemias.

    
    O aprendizado proporcionado pelo PET Bio e as trocas ricas feitas com o Naraiamat foram de suma importância para pensarmos o contexto socio político que estamos vivendo hoje em nosso país e o quanto isso impacta na vida de todos/as brasileiros/as. Relacionando com a discussão feita em nosso PET, ficou explícito o quão importante é o dialogo da academia com os povos tradicionais de maneira horizontal e respeitosa.


#IntraPET #opetnaopara #valorizapet #Unifesp



Postagens mais visitadas deste blog

O que é Educação Popular?

III FÓRUM DE EDUCAÇÃO POPULAR E ANIVERSÁRIO DO PET

Lista de Cursinhos Populares do Estado de São Paulo