segunda-feira, 21 de agosto de 2017

Curso de Extensão sobre a cultura e resistência indígena na atualidade


Um curso com oito encontros, metade das aulas será conduzida por professores que dedicam suas vidas a entender os saberes e a realidade de povos tradicionais. A outra metade será conduzidas por indígenas Guarani Mbya que trazem diretamente a realidade desafios e concepções.

O curso é parte de processo dialógico junto com o povo Guarani Mbya da Tekoa (aldeia) Paranapuã em São Vicente/SP, sobre diferentes formas de produção e reprodução da vida - os costumes, ritos, valores, organização, enfim, sua cultura. Assim como, fortalecer o processo de luta para garantia do direito à terra e à dignidade humana - questões como o alimento, moradia e fortalecimento de sua cultura e ancestralidade.

As aulas do curso aprofundarão o conhecimento sobre a cultura Guarani Mbya na perspectiva da garantia dos Direitos Humanos.

O desafio de realizar um curso com tal temática, com uma perspectiva interdisciplinar e metodologia do projeto encontro de saberes, levou a efetivação de uma parceria entre a aldeia Paranapuã, a Cátedra Kaapora, PET Educação Popular, CEDH - Centro de Direitos Humanos e LISTA-Laboratório de Pesquisa em Interações Sociotecnicoambientais.










Link para o evento:
https://www.facebook.com/events/486698978383640