Roda de conversa com PINAB e COM-UNIDADE


No dia 06 de julho nós, PET Educação Popular, tivemos uma roda de conversa deliciosa com estudantes de outros grupos de Educação Popular. Recebemos representantes do Programa Com-Unidade: Saúde, Assistência Social, Educação e Direitos Humanos, da UNIFESP Campus São Paulo e do Projeto de Extensão Popular Práticas Integrais da Promoção da Saúde e Nutrição na Atenção Básica em Saúde -PINAB, da UFPB.
Durante a tarde pudemos conhecer um pouco mais dos trabalhos em Educação Popular desenvolvido pelos visitantes, que têm servido de referência para atuação do nosso grupo, além de partilhar alguns conflitos, esperanças, dificuldades e também nosso trabalho.
O encontro foi importantíssimo para fortalecer nossas experiências, o sentido de nossos trabalhos, nos aproximar da Articulação Nacional de Extensão Popular, ANEPOP e do VEPOP-SUS: Vivências de Extensão em Educação Popular e Saúde no Sistema de Saúde.
Dando sequencia aos diálogos disparados no Seminário Internacional de Metodologias Participativas, estabelecemos um calendário com algumas atividades em comum, para avançar e fortalecer a discussão da Educação Popular nas Universidades - entre as atividades o III Fórum de Educação Popular na Baixada Santista.


Nosso encontro também possibilitou a troca de materiais, boletins e publicações, que sistematizam um pouco da atuação destes grupos.
Foi com amorosidade que recebemos o pessoal e foi amorosidade, luta e saberes que trocaram com a gente! Nossa sala, emprestada-ocupada, com janela de peixinhos também foi espaço de atenção dos visitantes que complementaram a ornamentação com tecidos coloridos, doces, fotos, tapetes, livros... A mística com certeza acolheu quem era de casa, quem veio de longe e quem quisesse ocupar! Quem foi, foi. Quem não foi, perdeu! 
Para encerrar, as palavras que foram rabiscadas ainda durante o encontro, por uma extensionista do PET Educação Popular:


"Lá da Paraíba, acompanhados das paulistana da enfermagem

PINAB, PET Educação Popular, COM-UNIDADE

Suas crises trouxeram para todos ouvir: na baixada, no nordeste ou capital as histórias parecem se repetir...

Preocupação e também alívio
ver as coincidências destas caminhadas, apontam que é andando que se constrói essa estrada.

Muita labuta e dor se tem nessa construção.

E também muito saber, amor e intenção.
Levamos no abraço, na mente e nas atividades.

Sonhos coletivos de uma nova realidade.

Educação Popular: pedagogia de quem é lutador

que forja nas entrelinhas o fazer transformador.

Caravana agulheira, veio nos visitar

Universidade que se faz com o povo, extensão popular!

Costurando a resiliência, levando mística e amor

Nos focos de resistência, que sejam articulador!
Vai passar o inverno, primavera e vira o verão outra vez
É lá o grande reencontro com tantos outros, 
Educação Popular no Fórum Social Mundial 2016!".



Postagens mais visitadas deste blog

O que é Educação Popular?

III FÓRUM DE EDUCAÇÃO POPULAR E ANIVERSÁRIO DO PET

Lista de Cursinhos Populares do Estado de São Paulo