Cursinho Popular Cardume inicia turma piloto

Equipe que atua como Educadora no Cursinho Popular
A semana do dia 10 de março há muito tempo era aguardada pela equipe do Cursinho Popular Cardume. Há um ano um grupo de docentes, discentes, pós-graduandos, técnicos e comunidade vinham planejando e se preparando para a realização deste projeto e o PET Educação Popular também forma este grupo.
A data que marca o início das atividades, demorou a chegar, mas, chegou quando ansiávamos por ela. Durante essa semana também acontecia a semana de recepção dos Calouros/as da UNIFESP Baixada Santista e a programação permitiu unir as atividades entre os estudantes da graduação e a primeira turma do Cursinho Popular. 
Segunda e terça ficou reservada para a integração dos 60 estudantes da turma piloto conheceram a Universidade, a proposta do Cursinho, realizaram reflexões sobre Universidade e Diversidade, ensino superior e suas expectativas.
Na quarta-feira os encontros em sala de aula começaram, o programa do dia era Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. A quinta-feira foi ocupada pela Matemática, conhecida vilã de muitos estudantes e que já marcou presença - Calma pessoal, paciência é a chave! 

Na sexta-feira, finalmente o encontro foi com a Redação e Educação Popular, onde a Frente Cursinho Popular Cardume atua. Apesar do nervosismo a atividade foi bacana, os estudantes são colaborativos e tem muito o que ensinar e também estão dispostos a conhecer. 
Depois de falarmos sobre nossas maiores dificuldades na redação, construímos duas poesias coletivas sobre o que é preciso para escrever melhor (em breve aqui no blog!) e partimos para produções de cartas que, além de situar-nos quanto a escrita de cada um, serviu-nos para percebemos as diferenças em linguagem formal e informal. Ao final, as turmas que havia sido divididas, tornaram a se juntar e recitaram cada qual sua poesia para que a outra apreciasse. Nosso primeiro encontro deu-nos subsídios quanto aos nossos desafios, contudo, o que mais nos deu-nos foi uma alegria no peito de vermos as ações de implementarem, os planos se concretizando, os sonhos se materializando. 



Temos em nós, todos os sonhos dos vestibulandos! E estamos adorando sonhar junto com eles!



Brenda - Frente Cursinho Popular Cardume

Postagens mais visitadas deste blog

O que é Educação Popular?

III FÓRUM DE EDUCAÇÃO POPULAR E ANIVERSÁRIO DO PET

Lista de Cursinhos Populares do Estado de São Paulo