XI PETSudeste

No feriado da páscoa (21 a 24 de abril de 2011) ocorreu, em Alfenas-MG, o XI Encontro PET Sudeste.
Nosso PET foi, sendo representado por: Mayara e Flavia.
O evento foi marcado pelo debate acerca das novas portarias no MEC, a reformulação do PET (a fim de reafirmar a importância e indissociabilidade do tripé E-P-E), as relações (agora mais 'fortes') entre todos os tipos de PET - PET por curso (a exemplo da UNIFESP/BS, o PET Educa), PET Temático (PET Educação Popular: Criando e Recriando a Realidade Social) e PET pelo Trabalho (PET Saúde do Trabalhador) e a garantia da 'qualidade' PET (seja mudando/reformulando ou não).


Pôde-se notar as diferentes propostas de PET, e como o nosso PET se aproxima do modelo proposto na reformulação do mesmo, como também do PET PCS (Programa Conexões de Saberes). Deve-se ressaltar aqui que o PET PCS parte de um foco ou tema "guarda-chuvão" e a partir deste identifica as problemáticas com as quais pretende trabalhar, e o nosso parte de um tema específico (Educação Popular) e então realiza trabalhos em diferentes locais e públicos.
São muitos os PETs e educadores (profissionais da educação) que seguem uma linha mais tradicionalista, sendo contrários às mudanças que vêm ocorrendo. Essas mudanças aferem a tradição, autonomia e enfraquecem grupos que já existem há anos, dizem.


Para contrapô-los, apenas o resultado da avaliação (concurso) das apresentações dos PET:
3ºs - ET EERP (Escola de Enfermagem Ribeirão Preto) USP - http://www.eerp.usp.br/pet/index.htm
e PET Educação Popular: Criando e Recriando a Realidade Social UNIFESP
- PET PCS UFRRJ (não conseguimos pegar qual deles venceu – a universidade tem dois PET PCS)
- PET Filosofia UFSJ – Projeto PERIPATHOS: Material Didático para o Ensino Médio - http://pt-br.facebook.com/pages/PET-Filosofia-UFSJ/137944972942735



Foram PETs relativamente novos, e com propostas de extensão efetiva com a comunidade, entendendo a relação dialética universidade-comunidade.
Ficamos muito satisfeitas, pois dadas todas as dificuldades pelas quais passamos, nem achávamos que participaríamos do concurso. Foi uma boa surpresa.


Nós (Flavia e Mayara), além da longa relatoria, só temos mais uma coisa a comentar; Foi uma ótima experiência, além de conhecer gente nova, de diferentes lugares e descobrir tanta ligação, tanta congruência de ideais, pudemos aprender muito mais sobre nosso próprio PET, nossas expectativas, nossos "defeitos" a serem modificados/superados, e a confiança de que estamos correndo pela via certa, atrás de uma sociedade melhor.


Só podemos esperar agora o ENAPET! (:

Postagens mais visitadas deste blog

O que é Educação Popular?

III FÓRUM DE EDUCAÇÃO POPULAR E ANIVERSÁRIO DO PET

Lista de Cursinhos Populares do Estado de São Paulo