Jovens Guardiões

O programa Guardião Cidadão, criado no ano de 2005 pela Secretaria de Segurança Pública Municipal de Santos, oferece atualmente 180 vagas aos jovens, entre 18 e 20 anos, de segmentos vulneráveis economicamente a oportunidade de ingressar no mercado de trabalho. Os jovens do programa são bolsistas (recebem um salário mínimo e meio, e seguro contra acidentes) e prestam apoio ao trabalho da Guarda Municipal de Santos; possuem a função de auxiliar na orientação dos horários adequados para a prática esportiva na orla, atender e encaminhar as crianças perdidas em espaços públicos, prestar informações aos munícipes e visitantes, e também atuar no SIM (Sistema Informatizado de Monitoramento), contribuindo com o patrulhamento. Trabalham em vários pontos da cidade, seis horas por dia, durante um ano, período que pode ser renovado por mais 12 meses.
  
A aproximação entre a universidade e o programa teve início em 06/2010, quando a Secretaria de Segurança Pública apresentou ao curso de Serviço Social - UNIFESP/BS a demanda por atividades formativas sobre direitos humanos, como parte constitutiva no processo de formação desses jovens do programa. Foram realizadas duas formações iniciais e reuniões de avaliação, com indicação de um trabalho sistemático com todos os jovens do programa.

Atualmente o projeto de extensão PET em educação popular da UNIFESP/BS é responsável pela formação dos jovens do programa sobre ética, estatuto da criança e do adolescente e estatuto do idoso – com um calendário e programação definida para o ano de 2011.

Postagens mais visitadas deste blog

O que é Educação Popular?

III FÓRUM DE EDUCAÇÃO POPULAR E ANIVERSÁRIO DO PET

Lista de Cursinhos Populares do Estado de São Paulo